Em 09 de agosto de 2020, quando inauguramos o Centro de Memória do Povo Puri (CMPP), trouxemos um breve relato de sua concepção, desde quando foi deliberada sua criação no 8º Encontro do Povo Puri, em 14 de julho de 2019, durante a XI Troca de Saberes, promovida anualmente pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais, até a constituição do Coletivo Curador que assumiu o compromisso com cuidado e apreço no enriquecimento do projeto.
Hoje, iniciamos a “Raízes da Memória do Povo Puri”. Será uma série, onde exibiremos as raízes que nos oportunizaram termos, hoje, sementes a serem compartilhadas com o público em geral.
Essas raízes contidas no CMPP, guardião das sementes, são as que dão sustentação às coisas ditas sobre os Puri em várias épocas, pesquisadas sobre os Puri, ditas e escritas por Puri a partir de uma memória, que pode ser distante ou recente, recolhida ou trazida por parentes, afetiva ou de atuação em prol da etnia.
São as que dão sustentação a árvore de nossa nação, mantendo-a viva e produzindo frutos e guardiões de sementes para gerações futuras. Sem elas, não passaríamos de material de consulta de uma realidade distante.
Sabemos que nem todos/as serão contemplados/as nessa primeira rodada, mas é intuito do CMPP agraciar a todos/as que, de certo modo, em diferentes graus, fazem parte da história e são Raízes da Memória do Povo Puri.
Att,
O Coletivo Curador do CMPP.
Comments