CENTRO   DE   MEMÓRIA   DO   POVO   PURI

colagem mulher puri.jpg

Seja bem-vinda (o) ao Centro de Memória do Povo Puri!

O Centro de Memória do Povo Puri surgiu para celebrar a existência do povo Pury ao longo do tempo e honrar a ancestralidade que abre os caminhos de nosso futuro.

Aqui você pode pesquisar e conhecer mais a respeito da nossa história, língua, cultura, território, medicina e tradições.

sapucaia_3-removebg-preview_edited_edite
sapucaia_2-removebg-preview_edited_edite
sapucaia_2-removebg-preview_edited_edite
sapucaia_2-removebg-preview_edited_edite
sapucaia_2-removebg-preview_edited_edite
sapucaia_2-removebg-preview_edited.png
sapucaia_2-removebg-preview_edited_edite
sapucaia_2-removebg-preview_edited.png
sapucaia_2-removebg-preview_edited_edite
sapucaia_3-removebg-preview_edited_edite
 

Cultura e Tradição

acesse aqui

 

Os cantos e as danças são, entre os povos indígenas, um dos mais fortes elementos de sua expressão cultural, ligada às celebrações e, desse modo, remete à sua cosmologia e maneira como o mundo é pensado através de sua cultura.

Assim como nos demais campos de nossos saberes ancestrais, restam poucos registros a respeito da cultura tradicional Pury a propósito deste tema. Em todo caso, muitos têm sido os esforços no sentido de recuperação destas informações, partindo tanto dos documentos históricos, quanto da memória daqueles que ainda se recordam.


Assim, nesta semente podem ser encontrados registros históricos e trabalhos acadêmicos sobre os temas: cantos e danças, literatura e espiritualidade.

Território

acesse aqui


O território originário do Povo Pury abrangia as terras que hoje correspondem a partes dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

No entanto, em face de inumeráveis processos violentos que foram levados a cabo ao longo de muitos séculos, esse território foi sendo pouco a pouco expropriado e, na atualidade, algumas poucas comunidades se encontram habitando nas regiões originárias, as quais não são legalmente identificadas como Terra Indígena. 


Contudo, mediante processos de retomada e autoidentificação contemporâneo, há  comunidades que se identificam como ‘Uchô Pury’. 


Nesta semente são encontrados os mapas e registros históricos, trabalhos acadêmicos e textos específicos de regiões com presença Pury, além de informações de territórios das comunidades autoidentificadas.

Tecendo Histórias

acesse aqui


As histórias do Povo Pury são reconstituídas mediante os registros dos viajantes que documentaram parte daquilo que viram de nossos ancestrais, mas não param por aí, pois somos uma cultura viva. Assim, nesta semente, também serão encontrados registros e memórias resgatadas por núcleos familiares e pesquisadores Puri que buscam retomá-las e reconstruir, através delas, uma tessitura viva de nossa cultura.

Língua Pury

acesse aqui


A língua Pury pertence à Família Linguística Pury – composta pelas línguas Pury, Coroado e Coropó -, e considerada parte do Tronco Linguístico Macro-Jê.

 

Na atualidade, não podemos afirmar que existam falantes nativos dessa língua, no entanto, o nosso Povo tem buscado a retomada do idioma, assim como dos demais elementos de nossa cultura. Vários esforços foram registrados no sentido de organização, compilação e aprendizado da língua por iniciativa de pesquisadores e coletivos Pury.

Desse modo, nesta semente serão encontrados materiais que vão desde os registros históricos (compilações de viajantes), passando por trabalhos e pesquisas acadêmicas ligadas à língua Pury, além de alguns materiais de aprendizagem.

Etnomedicina e Alimentação

acesse aqui


A Etnomedicina e a Alimentação são dois elementos de grande importância para a expressão cultural de um povo indígena, já que refletem tanto os campos da espiritualidade e de seu Sagrado, assim como remetem aos domínios e conhecimentos das sociedades humanas acerca do território no qual habitam.

 

Devido ao longo processo de expropriação cultural sofrida pelo Povo Pury, existem poucos registros detalhados a respeito do campo da medicina tradicional, porém, são muitas as reminiscências e memórias acerca dos cuidados tradicionais em saúde e das comidas que ainda são recuperáveis pelos relatos daqueles que ainda se lembram destas práticas. 


Sendo assim, esta semente reúne registros históricos e acadêmicos a respeito do tema, assim como compilações colhidas entre os mais velhos e seus descendentes acerca de conhecimentos ligados à botânica, floraria, receitas culinárias, práticas agrícolas e outros.

Memórias Fotográficas

acesse aqui

A semente Memórias Fotográficas do Centro de Memória do Povo Puri é composta de imagens do passado e da atualidade que compõem o acervo do CMPP.

Nesta semente também temos espaço para Exposições Temáticas que podem ser criadas por quem se interesse pela área. Os(as) interessados(as) devem enviar um e-mail para arquivopuri@gmail.com com o título “Exposições”.

Audiovisual

acesse aqui

Esta semente é dedicada aos audiovisuais produzidos pelo Centro de Memória do Povo Pury, por indígenas Pury e pessoas físicas ou organizações que queiram disponibilizar seus materiais voltados para o Povo Pury em nosso espaço.

Os(as) interessados(as) devem enviar um e-mail para arquivopuri@gmail.com com o título “Audiovisual”.