A TXAMBÔ E A ANCESTRALIDADE PURY
- Puri Vivo
- há 5 horas
- 2 min de leitura

Aprendizado nas aldeias rurais e comunidades pury de Guiricema e Adjacências
Nhãmãrrúre Stxutér / Felismar Manoel
A Txambô é um cerimonial da nossa história ancestral pury - a partir das Famílias Raízes - e tem por objetivo a formação da consciência purinã nos mais jovens, bem como conservar na memória coletiva a trama das lutas durante as vivências como povo e etnia, quer vivendo nas matas, ou nas áreas rurais ou, ou mesmo nas áreas urbanas.
Uma vez ao ano, por ocasião das festividades das flores e dos jovens, a Txambô acontece, como ápice das celebrações, nas vozes dos mais velhos das respectivas comunidades, sempre usando o roteiro com os desenhos dos registros históricos de nosso povo nos kraumá, os discos ou placas de argila apropriadas para tais registros. Cuidam as lideranças para que todo e qualquer pury tenha impregnado em seu caráter purinã, o respeito e o amor pela história de seu povo, o povo pury, É por isto que, quando conclui as narrativas e se emite a saudação Rrô Puky, todos emitem coletivamente e com entusiasmo, os apupos e estridentes alaridos.
Salve as memórias das aldeias e comunidades pury de Guiricema, Cruzeiro dos Gregórios, Valão, Tuiutinga, Marianas e Sapé em Guidoval, cujos testemunhos de lutas povoou a minha infância e juventude. Salve as memórias de todos pury que se espalharam por nosso Brasil, enfrentando serias dificuldades e ataques diversos, enfrentando sempre sem corromper suas sementes. Salve principalmente as matriarcas pury, que mesmo diante das adversidades e sofrimentos, não negaram aos seus filhos e filhas as informações que nos possibilita na atualidade do hoje, podermos agora cantar a toda voz...Rrô Puky! Rô Puky! Salve os Tárraíu! Salve os Tarráietá!
Ksapernhê tinxú!
Kommentare