top of page
  • Foto do escritorPuri Vivo

2 Poemas Puri por Tuschahi & Jerry Puri.

Atualizado: 23 de set. de 2020


SER PURI

Tuschahi Puri¹


Ser Puri

É mais ou menos isso...

Verde que busque

O daquela pitaia

Adaptada, e

Feliz em ser

Ou quase ser...

E quando penso em ser Puri...

Quando estou entre os outros de mim...

Sinto pulsar nossa valentia.

Penso em meu pai...

Em sua história

De sobrinho do alfaiate

E sobrinho daquela índia...

Minha avó.

Eu mesma!

Nos perdemos de nós.

E aí está nossa covardia.

Em nos deixar perder.

Essa coragem que

Tudo o que se sabe folha tem.

A mim não ofende

Ser chamado covarde!

Porque não me ofende ser.

Quem sabe de sua coragem

Sabe dos seus limites.

Que possamos estar juntos,

Para nos saber melhor

E mais fortes do que pensávamos.

Somos!

CANTO PURI

Jerry Puri²

Sou brasileiro nato,

Não sou branco, nem mulato,

Pois sou filho de Puri.

Era uma tribo pequena

De gente de cor morena

Que feliz vivia aqui.

Em paz e com harmonia

Assim meu povo vivia

Com justiça e muito amor.

Tomando conta da selva

Das cascatas e da relva...

A mando do Criador.

Na fartura e sem vaidade,

Não conhecia maldade

Até que o branco chegou.

Com progresso,

A cruz e a espada,

Minha gente escravizada

De repente se tornou.

Pergunto onde estão agora

Os que escaparam outrora

Da fúria deste progresso.

Me respondem:

Devem estar

Lá na ArcelorMittal...

Na Petrobrás ou na Esso.



Para acessar outros poemas, veja os livros da coleção Semear como o disponível nesse link.


¹Filha do Sr. Jerry, atualmente dedica-se a atividades políticas.


²Originário de Itabeirinha de Mantena (MG), residindo atualmente em Linhares (ES), Sr. Jerry Merces pensava o último Puri do Mundo, ainda que guardasse na memória as festividades e trechos musicais puri que sua comunidade original cantava. Por questões circunstanciais, fora criado longe desse núcleo Puri o que lhe fez ter medida afetiva “do quanto que perdeu". A seu modo, o poema testemunha essa retomada de raízes, não mais de alguém que fosse o derradeiro, mas o canto dessa geração, ponto de ligação entre os Puri de modo tradicional e as gerações mais recentes.

249 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page